1ª Turma - Online

BRANDING E EXPERIÊNCIA DE MARCA

Programação 04/09/2025 a 13/11/2026
Carga Horária360h
CategoriaPós-Graduação
ModalidadeOnline
ÁreaArquitetura e Urbanismo
PRIMEIRA MENSALIDADE
R$ 247,50
+19x de R$ 495,00

Sobre

A proposta deste curso de pós-graduação é formar profissionais capazes de pensar, planejar e executar estratégias de branding que conectem marcas e pessoas de forma significativa e duradoura. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, prática e atualizada, o curso integra fundamentos teóricos, ferramentas criativas, metodologias projetuais e estratégias de comunicação para construir marcas relevantes, consistentes e com propósito. Além disso, capacita os participantes a transformar ideias em projetos reais, com visão estratégica, domínio técnico e excelência na apresentação profissional. Mais do que um curso, esta pós-graduação é um espaço de troca, experimentação e desenvolvimento de competências que unem design e marketing na criação de estratégias de valor aplicáveis ao mundo real.

Objetivo Geral
Formar profissionais capacitados para planejar, desenvolver e gerir estratégias de branding voltadas à criação de marcas que possam gerar experiências relevantes, autênticas e centradas no usuário, integrando design, marketing, estratégia e experiência. O curso promove uma visão sistêmica e prática da construção de marcas, preparando o egresso para atuar com autonomia, pensamento crítico e domínio técnico em projetos que conectem propósito, identidade e valor de marca.

Objetivo Específico
Desenvolver competências para construir marcas significativas por meio de estratégias de branding, identidade visual, naming e storytelling.
Planejar e desenhar experiências de marca alinhadas a tendências de mercado, jornada do usuário e estratégias de marketing digital.
Capacitar para a execução de projetos integrados, considerando aspectos legais, apresentação e comunicação eficaz de propostas.
Aprofundar o entendimento das tendências globais em branding, capacitando para a antecipação de movimentos do mercado e inovação contínua nas estratégias de marca.

Destaques:
A pós integra design e marketing para formar profissionais em branding, com foco na experiência de marca e conexão emocional com o público. Com estrutura prática e projeto integrador, desenvolve hard e soft skills, unindo teoria e tendências. Estimula a autonomia criativa, atuação estratégica e o networking em um ambiente colaborativo e multidisciplinar.

Programação

Aulas às Quintas-Feiras (Semanal)

04/09/25
22:00h - 02:00h
12/11/26
22:00h - 02:00h

Instrutores

  • Luiz Salomão Ribas Gomez

    Professor Titular da UFSC. Graduado em Desenho Industrial pela PUCPR, especialista em metodologia científica pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais do Paraná e tem mestrado e doutorado em engenharia da produção pela UFSC com revalidação pela Universidade da Beira Interior de Portugal. Realizou pós doutorado em creativity and branding na Creative University de Lisboa e estágio sênior em entrepreneurship and maker spaces pela Saxion Univesity nos Países Baixos.

  • Paula Cruz

    Paula Cruz

    Ilustradora + designer. Mestra em Design pela PUC-Rio (2020) e Bacharel em Comunicação Visual Design pela EBA/UFRJ (2016), com bolsa Programa Ciências Sem Fronteiras financiado pelo CNPq para o intercâmbio sanduíche na Willem de Kooning Academie em Rotterdam, Holanda. Membro do Laboratório de Designer de Histórias - DHIS na PUC-Rio. Professora em cursos Miami Ad School, cursos livres na Brava, Platô e Crehana.

  • Junior Vendrami

    Junior Vendrami

    Designer gráfico (UFSC) com especialização em Mídias Digitais (SOCIESC) e mestre em Design de Interfaces pela UFSC. Possui mais de 19 anos de experiência em agências de publicidade e marketing, nas frentes de direção de arte e planejamento estratégico, com peças premiadas no Prêmio Colunistas SC. Atua há 6 anos como diretor criativo e estrategista na Bubbleless, empresa que co-fundou.

  • Jeison Giovani Heiler

    Jeison Giovani Heiler

    Pós Doutor em Ciência Política pela USP. Doutor em Ciência Política pela UNICAMP. Mestre em Sociologia Política pela UFSC e Bacharel em Direito. Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela CATÓLICA SC. Professor de diversas disciplinas da Graduação em Direito na CATÓLICA SC. Professor de Inovação e Propriedade Intelectual no Curso de Engenharia de Produção da UDESC.

  • Giselle Blasius Follmann

    Giselle Blasius Follmann

    Mestre em Design pela UFPR, com graduação em Design Gráfico e especialização em Design de Móveis. Atualmente, é consultora e professora do Curso de Design na Católica SC (Joinville/Jaraguá do Sul), ministrando disciplinas como Branding, Comunicação Visual, Ergonomia (física, cognitiva e universal), Criatividade, Inovação, Sustentabilidade e Metodologias projetuais. Lidera grupo de pesquisa na área e coordena a pós-graduação em Branding e Experiência de Marca.

  • Taís Mendes Lucena

    Taís Mendes Lucena

    Publicitária com 20 anos de experiência, Master em Pesquisa de Mercado e Consumer Insights, com especialização em Comunicação, Empreendedorismo e Mídias Digitais. Atuei em agências nas áreas de pesquisa, planejamento, criação e branding. Sou cofundadora da Bubbleless, consultoria estratégica focada em curadoria de tendências e insights, e Head de Estratégia na WOOP, com foco em planejamento e construção de marcas.

  • Deborah Cristine Mahfud

    Deborah Cristine Mahfud

    Designer Freelancer e Empresária no setor de turismo, com sólida formação acadêmica e vivência internacional. É Mestre em Design e Sustentabilidade pela Univille e Bacharel em Design pela Católica de Santa Catarina. Atualmente, está ampliando sua expertise estratégica ao cursar MBA em Branding, Marketing e Growth pela PUCRS. Possui certificações internacionais pela California State University, incluindo Leadership in an Age of Disruption (2023), Design Thinking (2018 e 2019)

  • Tiziana Brenner Beauchamp Weber

    Tiziana Brenner Beauchamp Weber

    Doutora em administração (PUCPR) com ênfase no comportamento do consumidor, especialista em marketing e comunicadora. Fundadora do Lab Pesquisa de Consumo, especialista em estratégias qualitativas multimétodo com abordagem sociocultural. Publicou seus estudos em journals de relevância nacional e internacional como RAE, Journal of Consumer Culture, Culture and Organization e Journal of Industries Services. É autora de livros de Pesquisa de Mercado e Branding

  • Daniela Friedemann

    Daniela Friedemann

    Mestre (PUCPR) e bacharel (Católica SC) em Administração com ênfase em Marketing, com especialização em Liderança (Católica SC). Tem trajetória marcada pela atuação em marketing, docência e gestão de projetos educacionais. Desenvolveu sua pesquisa de mestrado sobre o ativismo de marca do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), investigando o impacto de tal prática no relacionamento com o público. Atualmente é professora nos cursos de Administração e Design da Católica SC.

  • Célia Linsingen

  • Laura

    Laura

    Mestre em Design (UDESC), Especialista em Gestão e Criação de Moda e Bacharel em Moda (Católica de SC), com extensão em Jornalismo de Moda e Social Media for Fashion (University of the Arts - Londres). Professora do curso de Design no Centro Universitário - Católica de Santa Catarina, com experiência em cursos de Graduação e Pós-Graduação na área de Moda e Vestuário. Atua com comunicação em redes sociais desde 2015, atuando com mais de 120 empresas diferentes em consultoria de conteúdo digital e desenvolvimento estratégico de campanhas online.

Mais informações

Objetivos

Em relação a cronograma:

Início condicionado ao número mínimo de inscritos.

O término do curso poderá sofrer alteração em virtude de recessos e feriados.

Em relação ao cancelamento da inscrição/curso:

Por parte do inscrito(a), o mesmo terá direito ao reembolso de 100% do valor pago na inscrição, se informado até 7 (sete) dias antes do início das aulas;

Por parte da instituição, caso a turma não seja confirmada, devido ao fato de não ter atingido o número mínimo que a viabilize; o inscrito será ressarcido em 100% do valor pago pela inscrição, desta forma todos os inscritos serão informados com antecedência.

Metodologia

DURAÇÃO DO CURSO: 12 meses letivos

AULAS AO VIVO: Aulas ao vivo, com dia e hora marcados; Parte das aulas acontecem ao vivo com o professor e a outra parte, no intervalo entre um encontro e outro, se completa com atividades de pré e pós-aula.

INTERAÇÃO COM O SEU PROFESSOR EM TEMPO REAL: Durante as aulas ao vivo, você poderá interagir com o seu professor, tirando dúvidas e participando em tempo real. 

APRENDA E APLIQUE:  Durante o período de execução dos módulos, você terá acesso a curadoria de materiais realizada pelo seu professor. Na curadoria você irá encontrar materiais de fixação, estudos de caso, dicas adicionais e outros para complementar o tema.  

TCC não obrigatório.

Público alvo

Direcionada a profissionais que desejam atuar de forma estratégica na construção e gestão de marcas relevantes e de alto valor. Destina-se a designers, profissionais de marketing, UX/UI, publicidade, além de consultores, empreendedores e gestores interessados em fortalecer suas marcas com propósito, consistência e diferencial competitivo. Também é indicada para quem busca atualização, transição ou reposicionamento de carreira, oferecendo uma formação abrangente e aplicada.

Pré-requisitos

Ensino Superior Completo – Documentação para Matrícula

Para efetivar sua matrícula, é necessário o envio dos seguintes documentos:

📄 Documentos obrigatórios:

  • Carteira de Identidade (RG) – frente e verso;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Diploma de Graduação – frente e verso.

💳 Importante:
Após a realização do pagamento da inscrição, o e-mail para envio dos documentos aparecerá na tela final.

POLÍTICA DE DESCONTOS

Primeira mensalidade com 50% OFF! Inscreva-se até 01/08 e ganhe 20% de desconto a partir da 2ª até o fim do curso.

EGRESSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO CATÓLICA SC - 30%

  • Se você já fez uma Graduação ou uma Pós-graduação aqui na Católica SC, você tem um super benefício - 30% em todas as mensalidades (válido para cursos concluídos). 
  • Ao finalizar sua inscrição, informe via WhatsApp -  (47) 99261-7455 que você é egresso da Católica SC. 


Obs.: As bolsas e descontos não são cumulativos.

Conteúdo programático

Organizadores

  • GISELLE BLASIUS FOLLMANN

    GISELLE BLASIUS FOLLMANN

    Mestre em Design (UFPR), graduada em Design Gráfico (UNIVILLE) e especialista em Design de Móveis (UNERJ). Professora de Design na Católica SC, atua com disciplinas de branding, criatividade e ergonomia. Coordena a pós em Branding e lidera grupo de pesquisa na área.

  • DANIELA FRIEDEMANN

    DANIELA FRIEDEMANN

    Mestre (PUCPR) e bacharel (Católica SC) em Administração com ênfase em Marketing, especialista em Liderança. Atua em marketing, docência e gestão educacional. Pesquisou o ativismo de marca do MASP. É professora nos cursos de Administração e Design da Católica SC.

PRIMEIRA MENSALIDADE
R$ 247,50
+19x de R$ 495,00

Dúvidas? Fale conosco

Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.